Conheça 6 dicas práticas para fortalecer suas finanças pessoais, recomendadas pelo GEDAF.
A situação econômica do Brasil é desafiadora devido aos problemas persistentes de inflação, juros altos, endividamento das famílias e empresas, e desemprego.
Esse cenário adverso requer algumas medidas para proteger e cuidar das finanças pessoais.
1 – Faça o orçamento pessoal
Registre todas as suas despesas e receitas para entender sua situação financeira atual.
Identifique despesas desnecessárias e veja onde você pode cortar gastos.
Utilize caderno ou planilha eletrônica para lançar suas despesas e receitas mensais.
O aplicativo Sistema Newton desenvolvido pelo GEDAF oferece muitos recursos para auxiliar você a ter um orçamento bem feito.
2 – Poupe dinheiro
Reduza ou corte despesas supérfluas e desperdícios. Identifique gastos com tudo que você não utiliza e poderia reduzir ou cancelar.
Utilize o dinheiro poupado para pagar dívidas e aplicar parte dele em uma reserva de emergência.
É importante ter disciplina para poupar pequenas quantias todos os meses. Esse hábito ajudará a evitar dívidas desnecessárias no futuro.
3 – Reduza as dívidas
Priorize o pagamento de dívidas, especialmente aquelas com juros altos. Faça o planejamento para quitar as dívidas e siga-o rigorosamente.
Se possível, renegocie as dívidas para obter maior parcelamento ou a redução dos juros cobrados.
Procure honrar suas obrigações com os credores, demonstrando compromisso em cumprir o acordo realizado.
4 – Realize bons investimentos
Toda crise traz oportunidades de investimentos para quem tem melhores condições financeiras.
Investir em títulos públicos, fundos de investimento e outros ativos financeiros pode ser boa estratégia para proteger o seu dinheiro e aumentar sua renda.
No entanto, é importante fazer sua própria pesquisa antes de investir. Consulte um especialista em Finanças para orientá-lo(a) a escolher investimentos mais rentáveis.
5 – Seja proativo(a)
Não espere a crise econômica passar ou se agravar para cuidar de suas finanças. Comece a tomar medidas imediatas para melhorar sua situação financeira.
Muitas pessoas adiam as medidas necessárias, confiando na melhoria do mercado ou ganhos futuros. No entanto, essas expectativas raramente se concretizam, obrigando-as a contrair mais dívidas.
6 – Invista em educação financeira
É indispensável fazer planejamento financeiro e entender as opções de investimentos para proteger seu patrimônio.
Existem diversas fontes de informação disponíveis para aumentar seus conhecimentos sobre a organização das finanças pessoais.
Livros:
“Como Organizar sua Vida Financeira” por Gustavo Cerbasi: o livro é considerado um clássico da educação financeira no Brasil e oferece a visão geral sobre como gerenciar suas finanças pessoais. Cebasi apresenta temas-chave para alcançar o equilíbrio das finanças e planejar seu futuro mais próspero: dívidas, despesas, bens, investimentos e planos para a aposentadoria.
“Pai Rico, Pai Pobre: O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro” por Robert T. Kiyosaki, edição atualizada de 20 anos. A questão não é ser empregado ou empregador, mas ter o controle do próprio destino ou delegá-lo a alguém. Neste livro substancial e visionário, Kiyosaki demonstra que o sistema educacional não prepara os jovens para o mundo que encontrarão depois de formados, oferecendo conhecimentos que a escola relega.
“Segredos da Mente Milionária” por T. Harv Eker: o livro trata sobre como as crenças e atitudes sobre dinheiro podem afetar suas finanças e como mudá-las para alcançar a liberdade financeira. Eker mostra como substituir a mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos “arquivos de riqueza”, 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas.
“O Investidor Inteligente” por Benjamin Graham: o livro clássico da análise de investimentos, fornece informações sobre como avaliar e investir em ações. Warren Buffett, o maior gestor de fundos do mundo, afirmou: “Se você tiver que ler um só livro sobre investimentos em toda a sua vida, que seja esse.” Graham mostra que todo investidor inteligente deve combinar educação financeira, pleno conhecimento de mercado e a visão de longo prazo.
Sites:
GEDAF (www.gedaf.com.br) : site especializado em educação financeira, oferece cursos e conteúdos para ajudar as pessoas a entender e gerenciar suas finanças.
Exame (www.exame.com.br) : um dos principais sites do Brasil que divulga notícias econômicas e financeiras, empresas e investimentos.
Infomoney (www.infomoney.com.br) : outro site de notícias econômicas e financeiras, mercado e investimentos.
Investing.com (www.investing.com) : site internacional especializado em finanças e investimentos, notícias, análises e ferramentas para ajudar as pessoas a tomar decisões de investimento.
Esses são apenas alguns exemplos de livros e sites para ajudar a melhorar sua educação financeira.
É fundamental ler e estudar regularmente para se manter bem informado(a) e tomar decisões financeiras mais conscientes.
Autor: GEDAF, publicado em 28.01.2023, Esp. Fin. Rone Antônio de Azevedo.