Setembro Amarelo é o mês dedicado à campanha internacional de prevenção ao suicídio, instituída em 2003 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O GEDAF Finanças e Empreendedores apoia esta campanha divulgando orientações em seus informativos sociais.
Durante todo o mês de setembro ocorrem chamados e eventos para alertar a população sobre essa temática. A campanha visa a conscientizar sobre o suicídio e incentivar ações para evitar essa fatalidade em muitas nações.
A data referencial 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A cor amarela é utilizada na divulgação de informativos e iluminação noturna das fachadas de edifícios e monumentos, incluindo o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, o Cristo Redentor e outros.
Estatísticas atemorizantes: uma pessoa se suicida a cada 45 segundos
Segundo levantamento da OMS (2000-2019), o suicídio está entre as 20 principais causas de morte no mundo. Em 2019, houve 703.000 fatalidades, equivalente a um suicídio a cada 45 segundos.
- 77% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda;
- países de alta renda têm maior taxa padronizada de suicídios do que países de baixa/média renda, respectivamente, 10,9 e 9,9 mortes por 100.000 habitantes;
- mais da metade dos suicídios no mundo (58%) são de pessoas com idade até 50 anos;
- suicídio é a quarta causa de morte dos jovens de 15 a 29 anos, ambos os sexos, depois de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal;
- quase o triplo de homens em relação às mulheres morrem por suicídio em países de alta renda, enquanto nos países de baixa renda a taxa é quase igual para ambos os sexos.
No Brasil 14.540 pessoas se suicidam por ano, ou seja, 40 pessoas por dia. O suicídio mata mais brasileiros do que doenças como AIDS e câncer.
Diante desse cenário desafiador, Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, exortou as autoridades a promoverem iniciativas de prevenção ao suicídio:
“Toda morte é uma tragédia para a família, amigos e colegas. No entanto, suicídios são evitáveis. Chamamos todos os países a incorporarem estratégias comprovadas de prevenção ao suicídio em seus programas nacionais de saúde e educação de maneira sustentável”.
Falar é a melhor solução para evitar até 90% dos suicídios
O assunto suicídio é envolto em tabus e preconceitos sociais. Muitos preferem ignorar quando há pessoas conhecidas ou familiares que cometeram suicídio.
O comportamento suicida é resultado de interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais. É a consequência final do processo de sofrimento por múltiplas causas.
As situações que levam ao suicídio estão fortemente associadas a quadros de depressão, transtorno bipolar e uso de drogas.
Os profissionais da saúde acreditam que falar mais sobre esse assunto facilita entender quem passa por situações que levem a comportamentos suicidas.
As pessoas devem receber ajuda profissional para evitar o suicídio a partir do momento em que situações de risco são identificadas.
Por essa razão, “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha no Brasil. Conscientizar as pessoas a conversarem sobre seus problemas pode evitar 9 em cada 10 atos suicidas.
Origem do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo começou nos EUA devido à comoção pública pela morte de Mike Emme, de 17 anos. Ele cometeu suicídio em 8 de setembro de 1994 em Westminster, no Colorado.
Mike era muito habilidoso com mecânica e restaurou um Mustang 68 abandonado, pintando-o com amarelo brilhante. O automóvel restaurado tornou o jovem popular e ele passou a ser afetuosamente chamado de “Mustang Mike”.
Lamentavelmente, seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.
No velório de Mike havia cestas de cartões decorados com fitas amarelas e escritos com a mensagem “Se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!”. O objetivo era conscientizar os jovens que pensavam no suicídio a exporem sua situação.
Deu certo. A iniciativa marcou o início de importante movimento de prevenção ao suicídio nos EUA. Os cartões chegaram às pessoas que precisavam de apoio.
Em consequência desse gesto de solidariedade, o laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio.
Se pensar em suicídio peça ajuda
Cerca de 60% das pessoas que morrem por suicídio não procuram ajuda. Por isso, é muito importante procurar orientação em momentos de crise.
O ideal é o acompanhamento psicológico, além do apoio da família e amigos. Contudo, é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem.
Se você estiver com sérios problemas e considerar o suicídio, peça ajuda imediatamente ou procure atendimento médico na sua região.
Você pode entrar em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV).
O CVV oferece apoio emocional e prevenção do suicídio através de atendimento por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana.
Os atendentes do CVV são voluntários preparados para escutar todos que precisam conversar. O serviço é totalmente gratuito e sigiloso.
- Fale com o CVV: disque 188 (um, oito, oito)
- Acesse o chat do CVV: www.cvv.org.br
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS). Relatório Suicide worldwide in 2019: global health estimates. WHO, 2021.
Rone Antônio de Azevedo para o Editorial GEDAF.