- Este evento já passou.
Carnaval 2023
22/02/2023
Feriado facultativo (Brasil): 20 a 21 de fevereiro, segunda e terça-feira, e 23 de fevereiro, quarta-feira até meio-dia – Carnaval. Bolsa B3 fechada.
Apesar da sua tradição secular, Carnaval não é feriado oficial no Brasil. Trata-se de ponto facultativo, exceto nos estados e municípios que tenham a data como feriado regulamentado, a exemplo do estado do Rio de Janeiro e de Manaus, capital do Amazonas. Nessas localidades, a terça-feira do Carnaval é feriado.
Carnaval é a comemoração do cristianismo ocidental que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma.
O Carnaval tradicional normalmente envolve festas públicas e desfile combinando elementos circenses e máscaras. As pessoas usam trajes durante muitas dessas celebrações, permitindo-lhes extravasar a sua individualidade cotidiana e experimentar amplo convívio social.
O consumo excessivo de álcool, carne e outros alimentos proscritos durante a Quaresma é extremamente comum. Outras características comuns do carnaval incluem batalhas simuladas, lutas com lançamento de alimentos, sátira social e zombaria das autoridades e a desobediência geral das regras.
O Carnaval moderno com desfiles e fantasias é produto da sociedade vitoriana do século XX. A cidade de Paris realizava a principal festa carnavalesca do mundo na época. Outras cidades como Nice, Santa Cruz de Tenerife, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no modelo parisiense para suas festas carnavalescas.
No Brasil, o Carnaval foi introduzido pelos portugueses no século XVII, mas ganhou características próprias ao longo do tempo. Os portugueses tinham o costume de celebrar o Entrudo, festa de origem europeia que celebra a chegada da Quaresma, período de penitência e reflexão antes da Páscoa.
A festa trazida para o Brasil foi influenciada pela cultura africana dos escravos, que contribuíram com suas músicas, danças e costumes.
No início, o Carnaval era elitizado, celebrado pelos nobres e a aristocracia. Aos poucos foi conquistando todas as classes sociais e atualmente é uma das maiores festas populares do Brasil. As folias são caracterizadas por desfiles de escolas de samba, blocos de rua, fantasias extravagantes, muita música e animação.
O Rio de Janeiro realiza o carnaval com desfiles de escolas de samba, modelo reproduzido em outras cidades, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.