Cúpula do G20 Social
nov 14, 09:00 - nov 16, 18:00
A Cúpula do G20 Social que acontece no Rio de Janeiro nos dias 14 a 16 de novembro, na região central da cidade, entre a Praça Mauá e o Boulevard Olímpico.
O evento terá atividades autogestionadas, ou seja, organizadas pelas entidades da sociedade civil, debates sobre os três eixos temáticos: combate à fome, à pobreza e às desigualdades, combate às mudanças climáticas e transição energética justa e nova governança global e a grande plenária para aclamação do texto final.
No local do evento será realizada a feira com 146 bancas, aprovadas mediante seleção, contando com: 3 de serviços, 20 de livros, 81 de artesanato e 42 de alimentação. Além disso, nas três noites do G20 Social, o Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza apresentará shows de grandes artistas brasileiros.
Organização
O evento G20 Social é organizado pelo governo do Brasil, coordenado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
Na história da Cúpula de Líderes do G20, será a primeira vez em que haverá a Cúpula Social destinada a colher as sugestões dos cidadãos e cidadãs das 19 economias mais potentes, União Europeia e a União Africana. Esse evento pioneiro foi idealizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e proposto quando o Brasil assumiu a presidência do G20, mandato de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.
O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
Ocorreram centenas de reuniões dos grupos de engajamento e de entidades da sociedade civil organizada, no Brasil e nos países que integram o G20. Todas as sugestões produzidas nestes encontros foram sistematizadas e integram o texto submetido à consulta pública por meio da plataforma Brasil Participativo em que cidadãos brasileiros e estrangeiros puderam apresentar contribuições individualmente.
Programação
Dia 14 de novembro de 2024
Das 09 às 18 horas – Atividades Autogestionadas
Local: Território do G20 Social
14 horas – Abertura do Evento
Dia 15 de novembro de 2024
Das 09 h às 12 horas – Plenárias Temáticas (simultâneas) sobre as prioridades do G20 Social:
- Combate à Fome e às Desigualdades
- Mudanças Climáticas e Transição Justa
- Reforma da Governança Global
Local: Espaço Kobra
Das 14 às 18 horas – Atividades Autogestionadas
Local: Território do G20 Social
Dia 16 de novembro de 2024
Das 09 às 11 horas – Grande Plenária Final com Aprovação do Documento Síntese
11 horas – Ato de Encerramento da Cúpula Social do G20 e entrega do Documento Final para autoridades
Local: Espaço Kobra
14 horas – Atividades Culturais e Rodas de Conversa no Território do G20 Social