O calendário de resgate de saldos esquecidos em bancos foi divulgado pelo Banco Central do Brasil.
A partir de 14/02/2022, o atendimento será através do sistema Valores a Receber, no site valoresareceber.bcb.gov.br.
Ao efetuar a consulta, o(a) interessado(a) saberá se tem valor a receber.
Caso exista quantia disponível, o sistema informará data e período para solicitar o resgate do saldo existente.
As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.
Calendário de agendamento dos saldos esquecidos (consulta e resgate):
- Antes de 1968 > 07/03 a 11/3 (12/3*)
- Entre 1968 e 1983 > 14/03 a 18/3 (19/3*)
- Após 1983 > 21/03 a 25/3 (26/3*)
(*) Data de repescagem (sábados) para quem perder a data agendada.
Quando o sistema agendar a data, é importante verificar se o período de atendimento será de 4h às 14h ou de 14h às 24h.
Quem esquecer ou perder a data e o período poderá consultar novamente e receber a mesma informação.
Após isso, é preciso acessar novamente ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados. Caso não seja efetuado, será necessário acessar no sábado da repescagem, das 4h às 24h, conforme o calendário acima.
Quem perder seu sábado de repescagem, poderá solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.
Contudo, aqueles que não consultarem ou solicitarem o resgate do saldo existente nos prazos do calendário, não perderão o saldo disponível.
Dados necessários para consulta e resgate
A consulta requer apenas o CPF e a data de nascimento. No caso de empresas, é preciso informar o CNPJ e sua data de criação.
Contudo, para acessar o Sistema Valores a Receber na data e período agendados para consulta e resgate, será necessário login Gov.br nível prata ou ouro.
Quem não possui esse login poderá cadastrar gratuitamente no site ou pelo aplicativo Gov.br (Google Play e App Store).
Fique atento e previna golpes: consultas apenas no site Valores a Receber
O Banco Central não envia links e ninguém está autorizado a entrar em contato com os clientes representando a instituição ou oferecendo intermediação.
Não é possível consultar ou solicitar os valores no site principal do Banco Central ou no sistema Registrato.
Todas as consultas e solicitações serão feitas exclusivamente no site Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br).
Fonte: Banco Central do Brasil, acesso em 22.02.2022