A Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW) é a campanha global de proteção aos investidores e disseminação da educação financeira, promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores – IOSCO. Objetiva a oferta de oportunidades educacionais à população de mais de 80 países, oferecidas por todos os membros da organização.
A terceira edição da WIW, realizada de 30 de setembro a 06 de outubro de 2019, é coordenada, no âmbito global, pelo Comitê de Investidores de Varejo da IOSCO (o “Comitê 8”), o qual é presidido pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. A campanha é coordenada, em cada país, exclusivamente pelos membros da IOSCO.
Semana Mundial do Investidor 2019
No Brasil, a Semana Mundial do Investidor é coordenada pela CVM, membro ordinário da IOSCO, e apoiada pelas entidades convidadas ANBIMA e a B3, membros brasileiros da IOSCO.
Nesta terceira WIW, serão promovidas iniciativas com foco na proteção e educação do investidor, e educação financeira. Serão realizadas palestras, workshops, cursos presenciais e à distância, divulgação de mensagens por redes sociais, lançamento de projetos educacionais e divulgação de vídeos com temas de interesse do público.
A CVM incentiva outras instituições e organizações no Brasil, governamentais ou não, incluindo universidades, faculdades, escolas e demais interessados, a participarem da Semana Mundial do Investidor, organizando e promovendo iniciativas que atendam aos objetivos da campanha conforme as diretrizes estabelecidas.
Programação completa
A programação com informações completas sobre as iniciativas planejadas pela CVM, parceiros oficiais e outros organizadores para a Semana Mundial do Investidor 2019, assim como orientações para inscrições podem ser acessadas no link oficial do evento – clique aqui.
Diversos eventos online serão transmitidos pela internet de 30 de setembro a 06 de outubro de 2019, facilitando o acesso aos interessados.
Diretrizes
As iniciativas da Semana Mundial do Investidor seguem as orientações da IOSCO para a WIW. As atividades são não comerciais e gratuitas, e não poderão envolver a divulgação, direta ou indireta de empresas, marcas ou produtos. Da mesma forma, todas as informações fornecidas deverão ser imparciais e abster-se de recomendar produtos, empresas, marcas ou serviços específicos.
Fonte: CVM / IOSCO, acesso em 30/09/2019.