Labor Day – EUA
01/09/2025
Labor Day (Dia do Trabalhador) é feriado nacional nos EUA, celebrado na primeira segunda-feira de setembro. Comemora-se a contribuição social e econômica dos trabalhadores para o país.
A data foi criada pelo movimento operário no final do século XIX e se tornou feriado federal em 1894. O Labor Day foi instituído pelo então presidente Grover Cleveland, após reconciliação com os movimentos de trabalhadores.
O primeiro Labor Day foi comemorado numa terça-feira, 5 de Setembro de 1882 em Boston, no Central Labor Union de New York. A partir de 1884 outras cidades passaram a celebrar o “feriado dos operários” nesta data. Em 1885, o Labor Day foi comemorado em diversos centros industriais do país.
Diferentemente dos demais países, os Estados Unidos não celebram o Dia do Trabalhador no 1º de maio. Neste país ocorreram vários episódios trágicos que ensejaram a criação deste feriado mundial. Em 1886 houve o enforcamento de operários em greve, em Chicago, Illinois.
Em 1894, conflitos na Pullman Strike moldaram a nova política trabalhista nos Estados Unidos. Na primavera de 1894, a American Railway Union (ARU) deflagrou a primeira greve contra a fábrica Pullman em Chicago. A ARU lançou o boicote nacional contra todos os trens Pullman que transportavam passageiros, entre 11 de maio e 20 de julho de 1894.
O boicote interrompeu grande parte do tráfego de carga e passageiros do país a oeste de Detroit, Michigan. A ARU mobilizou trabalhadores contra a Pullman Company, as principais ferrovias e o exército dos EUA, sob o comando do presidente Grover Cleveland.
O conflito em Chicago iniciou em 11 de maio, quando cerca de 4.000 trabalhadores da fábrica da Pullman Company deflagraram a greve ampla em resposta às reduções nos salários. A maioria dos operários morava na “cidade de Pullman”, nos arredores de Chicago. Esse núcleo foi projetado como comunidade modelo por seu fundador e proprietário, George Pullman.
O governo Cleveland priorizou a reconciliação com o movimento trabalhista após a repercussão negativa de muitas mortes de trabalhadores, executadas pelo exército na Pullman Strike.
Atualmente, o Dia do Trabalhador também simboliza o fim do verão para muitos americanos, celebrado com festas, desfiles e eventos esportivos.