
- Este evento já passou.
Seminário Novas Tendências em Educação Financeira
12/11/2018, 10:00 - 13/11/2018, 18:00
Free
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) promove o Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira, evento a ser realizado em São Paulo, de 12 a 13 de novembro de 2018.
A CVM, em parceria com a Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e a B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, organiza anualmente uma série de atividades e palestras sobre estudos comportamentais e educação financeira a fim de aprimorar as ações de proteção e orientação do investidor brasileiro e discutir novas formas de incentivar a formação de poupança no país.
O evento Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira é oferecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Haverá a participação de renomados acadêmicos, pesquisadores nacionais e internacionais, bem como representantes de órgãos reguladores e autorreguladores, os encontros proporcionarão uma abordagem multidisciplinar nos campos da psicologia, economia, antropologia, sociologia e outros, além de debater estratégias e políticas públicas inovadoras de educação financeira e proteção do investidor.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento, ver link abaixo.
Programação
Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira
Segunda-feira, 12 de novembro
10h00 – 13h00 Segunda reunião da Rede Regional OCDE/INFE da ALC (América Latina e Caribe)
13h30 – 14h00 Registro
14h00 – 14h30 Cerimônia de abertura e divulgação da declaração oficial de apoio às atividades da Rede Regional OCDE/INFE da ALC e do Centro OCDE/CVM
14h30 – 15h30 Entrega das contribuições da OCDE/INFE à Presidência do G20 exercida pela Argentina: apoio a consumidores e empreendedores no ambiente digital.
Esta sessão apresentará as duas Notas de Orientação de Políticas Públicas desenvolvidas pela OCDE e entregues aos líderes do G20 durante a presidência argentina e discutirá como implementar esses dois instrumentos na região da ALC.
15h30 – 16h00 Palestra Principal
Palestrante: Dr. Jonathan Morduch, coautor de um dos livros mais relevantes sobre como os pobres encontram soluções para seus problemas financeiros cotidianos (“Portfolios of the Poor”) e, recentemente (2017), o trabalho foi sucedido por um novo livro: “The Financial Diaries – How American Families Cope in a World of Uncertainty”. A discussão abordará suas descobertas relevantes para a região da ALC.
16h00 Coffee break
16h00 – 17h30 Uso de dados para subsidiar políticas públicas: o uso de resultados de medição de alfabetização financeira na ALC.
Esta sessão discutirá de que forma a análise de dados de medições de alfabetização e inclusão financeiras tem sido útil na formação de conhecimentos adicionais, como medição de bem-estar financeiro e concepção ou revisão de iniciativas de educação financeira.
Terça-feira, 13 de novembro
09h30 – 11h00 Apoio a pequenos e microempresários: instrumentos da OCDE/INFE e experiências na ALC.
Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) compõem a maioria das empresas na ALC, contribuindo significativamente para a renda nacional. Muitas MPMEs enfrentam uma série de desafios, incluindo obstáculos regulatórios e tributários, dificuldades de acesso a financiamento e falta de orientação ou apoio em geral. A educação financeira pode ser uma ferramenta importante no auxílio às MPMEs e potenciais empreendedores para obterem acesso a financiamento e fortalecerem suas competências de gestão financeira. Esta sessão discutirá as melhores formas de apoiar os micro e pequenos empreendedores na ALC, por meio da apresentação de instrumentos internacionais e experiências na ALC.
11h00 Coffee break
11h30 – 13h00 Promoção de integridade pública e combate à corrupção: quais as sinergias com políticas de educação financeira?
A integridade pública começa no nível das ações individuais. A revisão de 2017 do Kit de Ferramentas da OCDE/INFE para medir a alfabetização e inclusão financeiras inclui agora também questões que medem as atitudes dos indivíduos em relação à integridade. Em muitas economias da ALC, as estratégias nacionais de educação financeira também abordam o impacto mais amplo das ações individuais sobre a economia e a sociedade como um todo. Esta sessão discutirá formas de integrar a educação para integridade pública nos programas de educação financeira.
13h00 Almoço
14h00 – 15h00 Sessão Especial/Mesa Redonda: Economia comportamental e alfabetização financeira
15h00 – 16h00 Estratégias nacionais de educação financeira
Esta sessão apresentará avanços na implementação de estratégias nacionais de educação e inclusão financeiras na região, com exemplos da ALC e com a contribuição de um membro da OCDE/INFE de fora da região da ALC. Ele explicará de que forma enfrentaram com sucesso os desafios comuns na implementação dessas políticas públicas.
16h00 Coffee break
16h30 – 18h00 Educando as futuras gerações: mesa redonda sobre como a alfabetização financeira avança em programas escolares na ALC
Educar as futuras gerações permanece entre as principais prioridades das políticas públicas de educação financeira. A região da ALC tem desenvolvido iniciativas muito bem-sucedidas, com base em pesquisas e com adesão do setor educacional. Esta mesa redonda oferecerá a oportunidade de apresentar em que pé estão os países da ALC e os progressos feitos ao longo do ano, com foco específico nos resultados.
Fonte: CVM / OECD, acesso em 24/10/2018.