A Federação Brasileira de Bancos – Febraban lança segunda edição do livro sobre redução dos juros.
Publicada em 2018, a primeira edição “Como Fazer os Juros Serem Mais Baixos no Brasil” foi ampliada para 240 páginas.
A publicação gerou diversas manifestações de economistas, políticos, jornalistas e leitores na mídia sobre diversas questões polêmicas.
- A competição no setor bancário é prejudicada pela concentração?
- Os lucros excessivos dos bancos explicam os juros altos?
- A verticalização tem impacto negativo na concorrência?
- As falhas na análise de crédito provocam a inadimplência que pressiona as taxas?
- Há relação causal entre spread e inadimplência?
- Falta transparência às instituições financeiras?
- As propostas apresentadas pela Febraban para baixar os juros poupam os bancos?
- Por que a queda da Selic não tem sido repassada às taxas praticadas no mercado?
- As instituições investem em educação financeira?
- Os juros cobrados no cheque especial e no cartão de crédito são justificáveis?
As manifestações dos leitores motivaram o lançamento da segunda edição com novas informações e maneiras diferentes de explicar os assuntos sobre os juros praticados no Brasil.
Comentários e propostas da Febraban
A nova edição recebeu o capítulo adicional intitulado “Resumo do debate”, ao final do livro. Nele são comentadas em maior profundidade as questões levantadas pelos leitores. A partir desses questionamentos, a entidade representativa dos bancos propõe dez medidas para reduzir os juros no Brasil, cujos argumentos são complementados por indicação bibliográfica.
As medidas propostas pela Febraban incluem o aperfeiçoamento do Cadastro Positivo, permissão ao credor para executar dívidas mediante busca e apreensão extrajudicial de bens e veículos, reconhecimento da duplicada eletrônica, aprovação da nova lei de falências para viabilizar a recuperação de empresas viáveis, eliminar a tributação sobre o crédito (alíquota zerada para o IOF e PIS/Cofins das operações financeiras), regular a competição saudável com as fintechs, desincentivar o uso de dinheiro vivo.
Outra atualização, os dados macroeconômicos e setoriais na primeira edição refletiam a realidade até meados de 2018, agora se referem ao ano inteiro. A divulgação das estatísticas oficiais permite melhor compreensão do comportamento dos juros no período analisado.
Acesso e download do eBook
O livro digital (eBook) está disponível para baixar gratuitamente no site da Febraban, arquivo nos formatos PDF, Epub e Mobi.
Ficha Técnica
Título: Como fazer os juros serem mais baixos no Brasil – Uma proposta dos bancos ao governo, Congresso, Judiciário e à sociedade
Autor/Editor: Febraban
Local e Edição: São Paulo, 2019
Paginação: 240 páginas, ilustrado
ISBN: 978-85-85313-03-6
Fonte: Febraban, acesso em 10.04.2019.